O diagnóstico de comunicação para empresas é o primeiro passo para traçar planos e estratégias que impactem positivamente na reputação da empresa, seja do ponto de vista interno ou externo. O objetivo final pode ser melhorar o ambiente de trabalho, fortalecer a comunicação da liderança, construir uma cultura empresarial, melhorar a interação com a sociedade ou simplesmente garantir uma comunicação mais fluida e transparente. Seja como for, o diagnóstico pode ser essencial.
Neste post, vamos explicar melhor os motivos para realizar um diagnóstico de comunicação institucional, quais são as etapas desse processo e, ainda, como ajudar uma empresa a reconhecer a relevância de um trabalho como esse. Ficou curioso? Continue a leitura!
Como vimos, o diagnóstico de comunicação pode ter diversos fins. Sua construção propõe obter informações tais quais os pontos fortes e oportunidades de melhoria da empresa, os principais desafios a serem enfrentados, além de definir as demandas, reconhecer os mitos e unir todos esses dados ao propósito da instituição.
Usando uma metodologia adequada é possível ter uma análise e um entendimento profundos da organização. Com isso, pode-se desenvolver um plano de comunicação aliado aos pilares do negócio bem como à realidade e necessidades do público interno e demais stakeholders.
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Para realizar um planejamento de comunicação, o diagnóstico pode ser um importante aliado no que diz respeito a entender o cenário atual e contribuir para ações futuras. Para isso, existem algumas etapas a serem seguidas que podemos resumir em:
Inicialmente, é preciso fazer uma leitura do contexto organizacional, das estratégias empresariais e práticas comunicacionais, como funciona o relacionamento com os diversos stakeholders, além de uma visão macro observando aspectos econômicos, legais, tecnológicos e sociais.
Com isso, avaliam-se os materiais existentes, como feedbacks de campanhas, relatórios ou pesquisas realizadas anteriormente que possam sugerir a realidade da empresa.
Outro ponto crucial à construção do diagnóstico de comunicação são as pesquisas qualitativas ou quantitativas com os grupos de interesse. As pesquisas podem ser realizadas em anonimato, o que permite que os participantes expressem suas opiniões sem o receio de constrangimentos ou ameaças, caso envolvam críticas.
Aliás, é fundamental abrir-se para o contraditório e estar preparado para receber todo tipo de retorno, inclusive aqueles não favoráveis, e lidar com a desconstrução de certezas e mitos. Assim, é possível descobrir as oportunidades latentes para criar uma comunicação mais assertiva.
Percebemos que o diagnóstico de comunicação envolve a coleta e o cruzamento de informações sendo preciso conhecer, minuciosamente, o processo para realizá-lo com eficiência. É depois da escuta qualificada que entra a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) bem como outras ferramentas de organização e priorização de ideias apropriadas para o bom planejamento.
Agora que já conhecemos melhor como funciona o diagnóstico de comunicação institucional, como identificar se a sua empresa precisa disso? A verdade é que não existe um momento específico para realizar um diagnóstico, mas acreditamos que ele possa ser essencial para melhorar a comunicação de qualquer tipo de empresa.
É importante vê-lo como um investimento. Afinal, gera informações valiosas para contribuir positivamente em diversos aspectos da empresa – seja seu relacionamento com o público interno ou externo, normalmente apoiando na concretização de mudanças relevantes para o negócio
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