Responsabilidade social para líderes e gestores

A responsabilidade social é um tema que surgiu na década de 50 devido a uma preocupação em relação ao impacto gerado pelas grandes empresas na sociedade e no meio ambiente.

Embora esteja ganhando ainda mais destaque nos últimos anos, hoje é muito mais do que uma “moda”, trata-se de uma necessidade tanto para as organizações como para a sociedade e seus indivíduos.

A principal razão pelo destaque do tema, é o fato de que, a cada dia, as pessoas estão mais exigentes em relação às marcas de produtos ou serviços que consomem. Ou seja, na hora de escolher, grande parte dos consumidores não observa apenas a qualidade e preço, mas se a marca tem postura ética e se é comprometida com as questões sociais e ambientais locais e globais.

Por esse motivo, vemos empresas que adotam práticas duvidosas nesse quesito serem expostas e questionadas pela população e até mesmo boicotadas.

É essencial, então, que líderes empresariais e gestores se preocupem de forma genuína com a condução do negócio, os impactos sociais e ambientais que ele causa e, sem dúvida, com a imagem que as pessoas formam sobre a empresa.

Nós, da Bridge, zelamos pela reputação de nossos clientes e acreditamos que ela é um importante patrimônio corporativo. Para saber mais, acesse aqui.

Para atender a necessidade de seus stakeholders e ser, de fato, uma empresa que mitiga os impactos negativos causados pela sua existência, os negócios devem promover ações que legitimem sua preocupação com responsabilidade social. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre isso. Vamos lá?

Responsabilidade social nas empresas

O conceito de responsabilidade social pressupõe ações voluntárias de empresas com o objetivo de beneficiar seu público interno ou externo promovendo melhorias para os envolvidos e considerando, também, futuras gerações.

Para isso, é preciso que a empresa vá além do que é obrigatório por lei e invista mais nas pessoas, no meio ambiente, nas relações com partes interessadas e comunidades próximas.


Para conquistar uma percepção de “socialmente responsável”, uma organização precisa superar os desafios e dilemas de negócio que surgem em seu dia a dia, atuando de modo coerente com o discurso, valores e propósitos, compreendendo seu papel cidadão na conformação da sociedade que deseja habitar.


Leia também: CASE BRIDGE: COMO ATUAMOS NA GESTÃO DE CRISE NAS EMPRESAS

A importância da responsabilidade social para as organizações

Agir com responsabilidade social pode favorecer os negócios da empresa. Como já falamos, os consumidores estão cada dia mais exigentes em relação às práticas e posicionamento das corporações.

Diversas pesquisas comprovam o número crescente de consumidores que procuram por serviços ou produtos que vêm de empresas comprometidas com um impacto socioambiental positivo. Inclusive, muitos deles estão dispostos a pagar um preço mais alto por isso.

Desse modo, muitas pessoas percebem a diferença entre empresas que pregam discursos distintos da forma como atuam. Ou seja, acreditamos que não basta uma organização afirmar que é responsável socialmente, é preciso agir em consonância com isso e evidenciar por meio da transparência. Assim, promover estratégias e ações de responsabilidade social são premissas para empresas que querem se manter competitivas no mercado.

Mas afinal, como isso acontece na prática?

São muitas as ações que uma empresa pode incorporar na sua rotina para atuar com base nos princípios da responsabilidade social. Algumas delas mais básicas, outras complexas, pontuais ou constantes, locais ou globais.

Toda empresa pode ter, por exemplo, uma política de responsabilidade social para documentar as estratégias que pretende desenvolver. Além disso, com o documento, torna ainda mais transparente para seus públicos como pretende agir.


Leia também: CASE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE ORGANIZACIONAL USANDO LINGUAGEM

práticas de responsabilidade social

  • Investimento em saúde e segurança do público interno da empresa que vão além do que é obrigatório, garantindo um local de trabalho mais seguro e melhores condições na qualidade de vida e bem estar dos empregados;
  •  Considerar a diversidade, equidade e inclusão nos processos de recrutamento de diferentes níveis hierárquicos para que minorias tenham oportunidade em cargos de maior valorização, incluindo posições de tomada de decisão. A diversidade também é vista como uma grande aliada para o negócio por contribuir para a inovação de processos e práticas;
  • Mitigação de impactos ambientais causados em processos produtivos. Com mudanças algumas vezes simples, as empresas conseguem reduzir o impacto ambiental gerado. Como por exemplo, extinguindo o consumo de copos de plástico, diminuindo consumo de água e energia, evitando desperdício, etc;
  • Promoção dos Direitos Humanos é também uma importante ação e que pode extrapolar o que é obrigatório por lei;
  • Ações de apoio a causas sociais pensadas em conjunto com a comunidade local a fim de entender a necessidade e propor melhorias de bem-estar e saúde para a população.

Citamos acima apenas alguns exemplos de como uma empresa pode colocar em prática ações de responsabilidade social, proporcionando à sociedade um ambiente melhor para o presente e para as próximas gerações.

Quer saber mais sobre o tema ou implementar ações de responsabilidade social na sua empresa? 

Nós, da Bridge, contamos com uma equipe especializada no assunto. Clique aqui e entre em contato. 

Compartilhe

outros artigos

LEIA tambÉM:

Como gerar impacto na complexidade representado por engrenagens, pessoas, caminhos e a natureza
Por Bridge Gestão Social 20 de março de 2025
Descubra como gerar impacto social em um mundo complexo com a Bridge Gestão Social. Explore estratégias, negócios 2.5 e a importância da transformação social.
duas pessoas em queda de braço para representa conflitos empresariais
Por Bridge Gestão Social 15 de março de 2025
Entenda a origem dos conflitos empresariais, como identificá-los e transformá-los em oportunidades de crescimento para sua organização.
pessoas com computadores em uma mesa discutindo sobre mediação de conflitos
Por Bridge Gestão Social 15 de março de 2025
Descubra como a mediação de conflitos com CNV transforma crises em oportunidades e fortalece relações institucionais.
Ver todos
Share by: