Case Bridge: Como atuamos na gestão de crise nas empresas

Fazer uma efetiva gestão de crise nas empresas é fundamental para a prosperidade de qualquer empresa. Nesta publicação trouxemos mais um Case Bridge sobre gestão de crise nas empresas. Essa atuação consiste em uma série de ações e procedimentos voltados para lidar com um problema inesperado que possa gerar prejuízos econômicos ou à imagem e reputação da empresa.

Embora o gerenciamento de crises seja desenvolvido sobre um contexto normalmente imprevisto, é essencial que haja planejamento contemplando as principais práticas para lidar com a situação da melhor forma possível. Para isso, existem empresas que apoiam todo o processo e oferecem a consultoria necessária para cada contexto. 

Neste post vamos contar como a Bridge Comunicação e Desenvolvimento Social apoiou uma grande empresa na gestão de uma crise que causou danos ambientais em comunidades rurais e urbanas. Quais as ações necessárias nessa situação? Como estabelecer um relacionamento respeitoso e definir um plano de ação? Se você quer saber a resposta, continue a leitura!

Primeiros passos e comunicação humanizada 

Enquanto a empresa apurava a causa, o impacto do incidente no território e quais as medidas deveriam ser adotadas, a Bridge foi acionada para contribuir com o processo de escuta e esclarecimento dessa comunidade. 

Para realizar esta atividade de suporte à esta gestão de crise, o primeiro passo da Bridge, além de conhecer as reais demandas e necessidades do cliente, foi estabelecer uma comunicação humanizada com a comunidade atingida, buscando ouvir com atenção suas queixas e necessidades.

Nesse sentido, foram estabelecidas as ações e procedimentos metodológicos, bem como os roteiros para realização das entrevistas. O trabalho envolveu intensa escuta dos moradores, colhendo opiniões, sentimentos e expectativas, permitindo um esvaziamento nas tensões decorrentes da crise experimentada. 

A escuta serviu de subsídio a um  levantamento social que visava, ainda, verificar em que medida as resoluções aplicadas pela empresa foram efetivas e qual o grau de satisfação dos moradores quanto ao atendimento emergencial que lhes foi prestado durante o momento de crise. Além disso, acrescente-se o foco em prestar novos esclarecimentos acerca do ocorrido e sinalizar compromissos futuros.


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Ações em prática na gestão de crise

Para  aplicação das entrevistas nesta gestão de crise , foi preterido a realização presencial, contemplando espaço para uma interlocução mais espontânea, o que permitiu ganho de confiança entre entrevistador e entrevistado em respeito às características mais rurais da região. 

As visitas tinham os seguintes objetivos:

  • ♦Verificar o grau de satisfação da população em relação à prestação de serviços emergenciais;
  • ♦Disseminar informações relativas a ações realizadas na resolução do problema;
  • ♦Identificar casos críticos que ainda demandam ações emergenciais de reparo;
  • ♦Verificar a assertividade das ações de esclarecimento prestadas pela empresa e investigar formas mais efetivas para ações futuras de relacionamento com a comunidade;
  • ♦Obter um diagnóstico da realidade atual do município, bem como as perspectivas de futuro dos moradores;
  • ♦Mapear o perfil da população e atualizar o banco de dados.

Diariamente, a equipe da Bridge se reunia com representantes da contratante para reportar a evolução dos trabalhos e informá-los, antecipadamente, dos casos mais críticos encontrados e que poderiam demandar um esforço extra e emergencial. Na ocasião, discutiam-se, também, os redirecionamentos necessários.

O que a empresa pode aprender com o levantamento social?

Em vista das respostas obtidas no processo de escuta, a empresa pode compreender com mais clareza se as medidas adotadas naquele primeiro momento de impacto estavam bem conduzidas e atendiam às expectativas da comunidade. 

Para além disso, era importante estabelecer conexão, promover o diálogo social e a interlocução com a comunidade, identificando ainda alternativas para investimento social e compensações para o futuro próximo. A crise era, até mesmo, uma oportunidade de construir um novo relacionamento, mais próximo, assertivo e dirigido às reais necessidades da comunidade.

O relatório construído pela Bridge e apresentado à empresa trouxe as diversas perspectivas mapeadas durante o trabalho de entrevistas com análises aprofundadas sobre as percepções apresentadas pelos moradores. 

Com isso, a empresa ganhou condições para argumentar e propor ações importantes para a superação  daquela crise. A partir do trabalho com a Bridge, a contratante pôde estreitar o relacionamento com a sociedade obtendo ganhos de reputação na comunidade. Os apontamentos feitos pela consultoria, ajudaram a empresa a validar ações de reforço à comunicação e relacionamento.

Conheça a Bridge

Na realização do trabalho de gestão de crise, a Bridge atuou colocando em prática suas principais premissas de abordagem como a  Comunicação Não-Violenta  e Escuta Ativa e o diferencial no olhar humano para as questões que envolvem as relações entre a empresa e os stakeholders.

Destaca-se, para este trabalho, a habilidade, já reconhecida, da Bridge em equilibrar as necessidades da empresa com a percepção, os anseios, a realidade e expectativas dos stakeholders. A confiança e a experiência da empresa cliente com a Bridge foram essenciais para o alcance dos  objetivos desejados.

A sua empresa está preparada para lidar com crises? Se quiser contratar os serviços da Bridge,  entre em contato conosco  e saiba como podemos ajudar a melhorar a sua comunicação e relacionamento com stakeholders.

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